Princípio da Litostatigrafia
- Princípio da inclusão
O estrato que apresenta a inclusão é mais recente que os fragmentos do estrato incluído. Segundo, o princípio da inclusão fragmentos de rocha incorporados ou incluídos numa rocha são mais antigos do que a rocha que os engloba.
Por exemplo, fragmentos de rochas antigas em rochas sedimentares mais recentes, porções de rochas mais antigas no seio de intrusões ou extrusões magmáticas.
- Princípio da continuidade lateral
Princípio da continuidade estabelece que as camadas que em séries idênticas se correspondem são a continuação umas das outras e, consequentemente, da mesma idade.
Os estratos que se correspondem em cada uma das séries são da mesma idade.
- Princípio da sobreposição de estratos
Segundo este princípio, os sedimentos mais antigos tem que ficar por baixo dos mais recentes. Assim, numa série normal, qualquer camada é mais moderna do que a que lhe serve de base e mais antiga do que a que lhe fica por cima. Este princípio não se aplica a camadas que estejam deformadas ou invertidas, pois essa deformação deu-se posteriormente à sua formação.
Existem algumas excepções a este princípio. As rochas sedimentares podem sofrer processos de erosão, dobramento e intrusão, que não vão respeitar este princípio.
- Princípio do atualismo
Este principio afirma que os fenómenos geológicos existentes na actualidade são idênticos aos que ocorreram no passado e também que os acontecimentos geológicos do passado, explicam-se através dos mesmos processos naturais que se observam na actualidade.
- Princípio da interseção
Sempre que uma estrutura é intersectada por outra a que intersecta é mais recente.
Muito bem, o post apresenta uma síntese dos princípios da litostatigrafia abordado na aula ;)
ResponderEliminar